Compra

6 dicas para comprar carros online sem dor de cabeça

6 dicas para comprar carros online sem dor de cabeça

Antes da popularização da internet, obter informações sobre determinado produto, como um carro, por exemplo, era bem complicado. Era necessário recorrer a revistas e jornais para conseguir informações. E, para comprar ou vender um automóvel, a restrição era ainda maior. Dicas para comprar carros online sem dor de cabeça eram inimagináveis.

Porém, o advento da internet trouxe ferramentas que facilitaram a vida de maneira que fica difícil imaginar viver sem tais facilidades. Comprar carros online é uma delas. As chances de encontrar o carro exatamente como desejado aumentaram. E melhor: com valores bem interessantes.

Empresas atentas à dificuldade que pode existir na negociação tradicional de um veículo criaram plataformas online que descomplicam esse processo para as partes envolvidas.

Quer negociar seu carro com tranquilidade usando essas plataformas? Confira abaixo 6 dicas para comprar carros online que vão tornar a experiência tranquila e sem traumas para você.

1. Tenha atenção ao site

Assim como é preciso ter confiança em um site para comprar uma peça de roupa ou um sapato, para adquirir um carro não é diferente. Mesmo que não informe dados do cartão de crédito, muitas informações pessoais serão passadas.

Para não ter problemas, verifique a reputação do site na internet. Pesquise no Google a existência de referências de páginas e blogs, comentando sobre o site que deseja utilizar.

A página do site no Facebook é outro local para colher muitas informações. Os comentários de outros usuários darão uma ideia de como é o nível de qualidade dos serviços prestados. Havendo muitas reclamações, é melhor procurar outra plataforma.

Outra fonte de informações valiosas é o site Reclame Aqui. Nesta página é possível ver quais problemas a empresa costuma apresentar e o nível de satisfação dos seus clientes.

Fique atento também à forma como a empresa age para solucionar as demandas apresentadas pelos clientes.

2. Fuja dos golpistas

Não apenas no ambiente virtual, mas nas negociações que envolvem valores expressivos de modo geral, é preciso ter cuidado com as pessoas de má-fé.

A boa notícia é que os bons sites costumam monitorar anúncios com suspeitas de fraude, evitando esse tipo de ocorrência. Mas não custa ficar ligado neste fator.

Ao comprar carros online, a cautela deve começar desde o anúncio. Valores muito abaixo da tabela é um sinal de problema. O carro pode ter falhas mecânicas, ser roubado ou nem existir. O preço baixo serve apenas para fisgar a atenção de pessoas desatentas.

Uma das dicas para comprar carros online e não cair em armadilhas é ter paciência, pois o golpista tem medo de ser descoberto. Assim, haverá pressão por parte dele para que o negócio seja fechado rapidamente. Desconfie se perceber esse tipo de pressão. É melhor perder um ótimo negócio do que milhares de reais ao ser passado para trás.

3. Veja o carro pessoalmente

As fotos do anúncio podem ser lindas e cheias de detalhes, mas nada como ver o carro pessoalmente. Portanto, agende uma visita com o vendedor para uma análise minuciosa.

Nesse momento você terá a oportunidade de conversar com o vendedor, dirigir o carro e levá-lo ao mecânico.

Ao marcar a visita, tome alguns cuidados. Agende em um local público. Bons lugares são os estacionamentos de shoppings e supermercados. Não vá sozinho e avise a alguém da família ou amigo sobre o seu compromisso.

4. Verifique a idoneidade do vendedor

Quando for ver o carro que despertou o seu interesse, vá acompanhado de um mecânico de sua confiança. Se não puder levá-lo, uma boa ideia é marcar de ver o carro na oficina.

Enquanto o mecânico analisa o carro, puxe conversa com o vendedor. Pergunte o motivo da venda, por quanto tempo ficou com o carro e como era utilizado.

Preste atenção nas respostas, pois alguma mentira poderá ser descoberta se o vendedor cair em contradição.

5. Examine a documentação do carro

Os documentos do carro devem estar em ordem para permitir a transferência para o seu nome. O segredo é exigir a apresentação do Certificado de Registro de Veículos (CRV) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

O CRLV prova que o carro foi licenciado e está autorizado a circular. Deve ter sido emitido no ano corrente. Utilize-o para consultar a situação do veículo no site do Detran do Estado onde o carro está licenciado. Veja se possui multas e impedimentos. O CRV, mais conhecido como DUT ou recibo, deve estar sem preenchimento anterior.

6. Tome cuidado com o pagamento

O pagamento é a última etapa do processo. Em hipótese alguma faça qualquer tipo de pagamento antes de verificar todos os detalhes do negócio.

A melhor forma de pagar um carro é por meio eletrônico, para evitar transitar com grandes quantias de dinheiro em espécie. Faça uso de transferência bancária ou cheque administrativo.

Quanto ao local para fazer o pagamento, o melhor é o banco. Depois de fechado negócio, vá com o vendedor ao cartório para reconhecer as firmas no CRV, pois o Detran costuma exigir reconhecimento presencial do vendedor e comprador.

De posse do CRV devidamente preenchido, vá ao gerente do banco para efetuar o pagamento.

Seguindo essas dicas para comprar carros online, as vantagens são inúmeras. No conforto de sua casa, a qualquer horário e com acesso a diversas informações, a busca pelo carro ideal fica muito mais cômoda.

Agora que essas dicas para comprar carros online não são mais um mistério para você, chegou a hora de conhecer a Volanty, a primeira plataforma digital de carros usados do Brasil, que trabalha conectando compradores e vendedores de forma eficiente e segura. Entre em contato conosco!

Você pode gostar
compra de carros usados
Desvendamos 9 mitos sobre a compra de carros usados!
garantia de carro usado
Garantia de carro usado: você sabia que é um direito seu?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This