Cuidados

Como conservar a pintura do carro? Confira o guia da Volanty!

Conservar a pintura do carro é como cuidar das suas próprias roupas: você chegaria para uma reunião importante com a camisa toda amassada, ou a calça manchada? Pois é. A pintura do seu veículo é o seu cartão de visitas. Quanto mais bem conservada estiver, melhor será a impressão que as pessoas terão dele. 

Como se sabe, a taxa de desvalorização de um veículo é relativamente alta: 2 a 3% por ano, sendo que nos primeiros 12 meses de uso pode-se perder até 20% do valor pago inicialmente (se for um carro zero KM). 

Mas esses números são influenciados pelo estado de conservação do automóvel e é aí que se torna ainda mais importante cuidar de itens como a pintura. 

Felizmente, com tanta tecnologia disponível atualmente, não é tão difícil manter o seu carro como se ele estivesse novo. Acompanhe algumas dicas para conservar a pintura e melhorar a precificação do seu carro: 

1. Encere a cada 6 meses

A aplicação de cera automotiva é uma tarefa cansativa, mas necessária. O produto cria uma película que protege o carro contra a ação do tempo, principalmente evitando danos causados por maresia, excesso de sol e sereno. 

Se você não estiver com ânimo de encerar o carro, procure um serviço especializado, mas certifique-se de que a empresa utilize produtos de boa qualidade e reconhecidos no mercado. 

2. Cuidado com o excesso de poeira

Quem mora em grandes cidades sabe dos problemas causados pelo excesso de pó, principalmente devido à grande quantidade de asfalto nas ruas. Esses resíduos atingem em cheio os carros, especialmente quando eles ficam mais tempo parados na garagem. 

Para evitar o problema, providencie uma capa protetora e cubra o veículo enquanto não estiver usando. Só tome o cuidado de não utilizar o equipamento se o seu carro ficar ao relento. O excesso de sol pode criar uma estufa, que desgastará a pintura. 

3. Evite estacionar sob árvores

Por mais tentador que seja aproveitar a sombra de uma árvore, é melhor evitá-la. Embora protejam seu carro do sol, as folhas e galhos podem esconder armadilhas mais danosas do que a luz solar. 

Em primeiro lugar estão os pássaros. As fezes das aves possuem ácidos que podem corroer e manchar a pintura. Caso isso ocorra com você, remova o resíduo o mais rápido o possível. 

Outro problema é a chuva. A ventania a os raios podem derrubar galhos em cima do seu carro. E você ainda corre o risco da própria árvore cair sobre o veículo, o que trará um prejuízo ainda maior. 

4. Mande polir pelo menos uma vez ao ano

O processo de polimento é complexo e deve ser feito por um profissional especializado. Ele é importante pois, por maiores que sejam seus cuidados, algum desgaste a pintura apresentará. 

Os produtos usados para polir recuperam o brilho original e protegem a pintura, além de cobrirem pequenos riscos e arranhões. 

Agora que você já sabe como conservar a pintura do carro, já está com informações importantes para valorizar ainda mais o seu veículo. Se quiser se aprofundar mais no tema, continue aqui no blog e saiba sobre os itens que mais contribuem para a perda de valor do carro. Boa leitura!

Você pode gostar
Descubra o que é IPVA, DPVAT e Licenciamento de Veículos
Quando fazer balanceamento, cambagem e alinhamento das rodas?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This