Compra

Compra de carro usado: veja vantagens e desvantagens

Se você está pensando em adquirir um veículo agora, que tal considerar uma compra de carro usado? Apesar de demandar um pouco mais de atenção com relação a questões como estado de conservação, procedência e situação legal, um seminovo pode trazer muitas vantagens em relação a um zero-quilômetro. Quer ver?

Mais equipamentos por menos dinheiro

Um dos grandes benefícios de se optar pela compra de um seminovo é o de poder contar com uma maior gama de equipamentos de conforto e segurança por um preço menor.

Atualmente, as montadoras vêm cobrando valores bastante altos por carros que são modelos de entrada. Assim, pelo preço de um 1.0 básico, você poderá comprar um carro com pouca quilometragem e um padrão de acabamento muito superior.

Quer um exemplo? O preço de um Renault Sandero, modelo mais barato da marca francesa, gira em torno e 40 mil reais. É um bom carro, sem dúvidas. Mas trata-se de um veículo básico, com excesso de plásticos no acabamento e poucas opções de acessórios.

Só para ficar na mesma marca, pelo mesmo preço, você pode adquirir um Fluence ano 2012 ou 2013, um carro de luxo da Renault. Novo, ele não sai por menos de 65 mil reais. Vale ou não a pena?

Se você conseguir comprar o carro diretamente das mãos do dono, melhor ainda. A negociação será menos burocrática e melhor para as duas partes!

Menos taxas para pagar

Antes de retirar um carro zero da concessionária você precisa quitar todos os impostos referentes a ele. Portanto, vai desembolsar um valor considerável para pagar o IPVA, DPVAT, Licenciamento e o emplacamento do veículo.

Um carro usado, adquirido após o mês de março, já estará com todas as taxas anuais pagas. A única despesa será com a taxa de transferência, que custa pouco mais de 200 reais (este valor varia de acordo com cada Detran).

Seminovos com garantia

Dependendo do ano do veículo que você está pensando em comprar, ele poderá ainda estar com garantia de fábrica. Algumas marcas dão opções de garantias longas, de 4, 5 e até 6 anos. Sem dúvida trata-se de um ótimo benefício.

Cuidados ao procurar um usado

Até agora você viu as vantagens de se comprar um usado. Mas, para ter tranquilidade no negócio, é preciso tomar alguns cuidados.

O primeiro é checar a procedência do carro e consultar sua situação legal. Com uma rápida busca no site do Detran do seu estado, você resolve esta questão.

O outro fator refere-se à parte mecânica. Mesmo um seminovo já rodou alguns quilômetros e, por isso, pode haver um inevitável desgaste. Para conseguir um bom negócio, leve o modelo pelo qual você se interessou a um mecânico de confiança e peça uma avaliação completa do veículo.

Mesmo estando convicto de que o carro é de boa procedência, depois que fechar o negócio, providencie a troca do óleo, do filtro de óleo e da correia dentada. São itens vitais que, se estiverem novinhos a partir do momento em que você começar a rodar, não trarão dor de cabeça.

Como você viu, a compra de carro usado pode ser muito bem-sucedida se você se precaver. Caso tenha outra sugestão, ou tenha restado alguma dúvida, registre seu comentário ao final do post!

Você pode gostar
6 segredos para te ajudar a comprar carros online sem dor de cabeça

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This