Cuidados

Confira nossa lista com 4 dicas para dirigir à noite com segurança

Dirigir a noite com segurança é um desafio. Sem a luz do sol iluminando o caminho, fica mais difícil perceber buracos no asfalto, carros ao redor e, o mais grave, você acaba ficando mais vulnerável a assaltos e acidentes. 

Por isso, a principal dica é redobrar a atenção e os cuidados ao volante durante o período noturno. 

Veja, abaixo, algumas atitudes que você pode tomar para não ter nenhuma dor de cabeça indesejada ao dirigir durante a noite: 

1. Reduza a velocidade

Durante a noite a visibilidade é tremendamente reduzida. Em algumas cidades, o problema pode ser ainda maior pois a falta de iluminação adequada pode dificultar mais a condução. 

Por isso, quando mais rápido você estiver, menor será a sua margem de segurança para manobras de emergência, como frenagens bruscas e desvios. 

Mesmo se estiver em vias que permitam desenvolver maior velocidade, resista a tentação e mantenha-se em segurança. Nunca se sabe o que pode vir pela frente. 

Se estiver na estrada, use o farol alto mas não se esqueça de baixá-lo quando for cruzar com outro carro, para não ofuscar o motorista. 

2. Aumente a distância para o carro da frente

Como já dissemos no tópico anterior, a noite a sua visibilidade fica reduzida. Com isso, seu tempo de reação é menor. Assim, além de reduzir a velocidade, é importante aumentar a distância para o carro da frente, para que você tenha tempo de parar em caso de emergência. 

A distância recomendada, durante o dia, deve ser aquela que permita que você enxergue as rodas traseiras do veículo à sua frente. Portanto, em condições noturnas, procure dobrar a distância, certificando que você consiga ver não só as rodas do veículo, mas também uma boa parte do asfalto à sua frente. 

3. Não acenda a luz interna

A luz interna reflete na parte de dentro dos vidros e atrapalha a sua visibilidade em relação ao que está ocorrendo do lado de fora. Portanto, mantenha essas lâmpadas apagadas enquanto estiver dirigindo. 

Caso algum passageiro precise acendê-las para procurar algo no interior do carro, tente estacionar em um local seguro. Se estiver na estrada, reduza a velocidade pela metade, até que possa apagar as luzes. 

4. Cuidado ao passar em semáforos

À noite o movimento diminui muito nas ruas. O que poderia ser uma boa notícia, na verdade traz maiores perigos para quem dirige. 

Em primeiro lugar, o risco de assaltos aumenta muito. E, em segundo lugar, há o risco de ser atingido por algum outro motorista que esteja abusando da velocidade. 

Por isso mesmo, semáforos à noite podem ser um problema. Se estiver vermelho, certifique-se de que exista segurança para avançar. Por outro lado, se o sinal estiver aberto, não confie 100%: reduza a velocidade e olhe para os dois lados antes de atravessar o cruzamento. 

Certamente, seguindo essas dicas, você conseguirá dirigir à noite com segurança! Não se esqueça de redobrar a atenção e o cuidado! Se tiver gostado deste post, siga nosso perfil no Facebook e tenha acesso a muito mais! 

 

 

Você pode gostar
Quando fazer balanceamento, cambagem e alinhamento das rodas?
Como conservar a pintura do carro? Confira o guia da Volanty!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This