Curiosidades

Copa do Mundo: um momento de oportunidades para as montadoras

copa do mundo carros

O evento tão esperado por milhares de pessoas do mundo inteiro está acontecendo para valer.  É tempo de torcer, vibrar, de vestir a camisa, mas também é uma época de oportunidades. A copa do mundo 2018 já está tirando suspiros de muita gente ao redor do mundo. E essa admiração não é só pelo futebol.

Inspiradas no maior evento de futebol do mundo,  fábricas de automóveis  aproveitam do momento para lançarem edições especiais de seus modelos. Essa tradição acontece desde 1982, quando a Volkswagen lançou o primeiro “Gol Copa” com alusão ao mundial.

Confira abaixo alguns dos modelos de versões comemorativas, começando pela edição da copa de 2018.

HYUNDAI HB20 2018

Para a Copa do Mundo de 2018 a Hyunday lançou  a Edição comemorativa do  HB20 e HB20S.  A nova versão trouxe exclusividade e um ar de modernidade. O modelo é baseado na versão Comfort Plus e está disponível nas carrocerias hatch e sedã. Na tecnologia o veículo conta com Central multimídia com TV Digital, streaming de áudio e uma tela de boas vindas com o logo Hyundai e Copa do Mundo FIFA™.

 

Carro HB20 copa do mundo

            Hyunday HB20 2018 (Foto: Divulgação)

 

Confira abaixo alguns modelos que fizeram sucesso em outras copas:

Volkswagen Gol Copa

O Primeiro surgiu em 1982. O carro tinha decoração especial, alguns equipamentos exclusivos e uma divertida campanha publicitária quase toda em espanhol, pois foi o ano em que a competição foi disputada na Espanha,  Foram fabricadas 3.000 unidades do Gol Copa, todas na exclusiva cor Azul Copa Metálico.

         Gol Copa 1982 (Foto: Divulgação)

Chevrolet Kadett Turim 1990

Com o espaço de 8 anos sem veículos comemorativos na Copa do Mundo, em 1990 a Chevrolet trouxe o Kadett Turim para o mercado automobilístico. O modelo deu um tempero mais esportivo ao carro com os apliques laterais em preto fosco e os bancos Recaro. O carro fez tanto sucesso que continuou a ser comercializado mesmo depois da copa.

      Chevrolet Kadett Turim 1990 (Foto: Divulgação)

 

Volkswagen Gol Copa 1994

Depois de anos sem lançar um novo modelo comemorativo, a Volkswagen retomou a estratégia adotada em 1982 para lançar o Gol Copa 1994. O veículo foi produzido na cor celeste e  O Brasil levou o tetra campeonato do mundial, o que ajudou a Volkswagen a vender F 6.000 modelos.

 

 

                   Gol Copa 1994 (Foto: Divulgação)

 

Volkswagen Gol Sport 2002

Depois de um tempo sem fabricar modelos especiais, a Volkswagen lançou a série especial Gol Sport para comemorar a Copa do Japão / Coréia do Sul. Foram fabricadas 15.000 unidades com opcionais exclusivos e cores diferenciadas com referência ao futebol. Nesse ano, o Brasil conquistav

a o penta campeonato. Porém o carro decepcionou com o desempenho do motor 1.0 16. Esse, não condizia com o visual esportivo.

Gol Sport 2002(Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol Copa 2006

Seguindo a estratégia de lançamento da série especial do Gol para Mundiais, a Volkswagen lança em 2006 mais um carro comemorativo. Foram fabricados 16 mil unidades com dois tipos de motor (1.0 e 1.6). Cada modelo vinha com um acabamento diferente. Porém, a parte frontal de ambos continham uma grande frontal em “V” preta.

                    Gol Copa 2006 (Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol Seleção 2010

Em 2010 a Volkswagen  mantendo a tradição optou por dar continuidade a ideia de manter um carro com uma versão “Copa” e criou o Gol Seleção 2010. A versão trazia o escudo da seleção estampado nas laterais e nos bancos e vinha com o motor 1.0 e direção hidráulica. Foram fabricadas apenas 3000 unidades da versão comemorativa e o consumidor podia optar pelas cores azul ou preta.

               Gol Seleção 2010 (Foto: Divulgação)

HYUNDAY HB20 E HB20S COPA 2014

Para a Copa de 2014 no Brasil, a Hyunday lança série especial do HB20 nas configurações hatch e sedan2. Os modelos vinham com um toque esportivo, diferenciais estéticos e tecnológicos. No interior os bancos traziam revestimento em couro, com a inclusão do logotipo de FIFA no banco traseiro.Foram fabricadas 8.000 unidades, sendo 70% na versão hatch.

HB20 Copa 2014 (Foto: Divulgação)

Volkswagen Gol, Voyage e Fox Seleção 2014 

Patrocinadora oficial da CBF, a Volkswagen trouxe 3 modelos de carros exclusivos para a copa do mundo. Foram fabricadas 20.000 unidades. Todos os 3 tinham a opção de motorização 1.0 ou 1.6 e vinham com opção de direção hidráulica.  Os modelos traziam as rodas de  liga leve e inspiradas em um bola de futebol. Além disso, vinham com detalhes na carroceria e uma larga faixa na lateral.

 

Gol 2014 Seleção (Foto: Divulgação)

 

 

 

Voyage Seleção 2014 (Foto: Divulgação)

                  Fox Seleção 2014(Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

Fiat Uno Rua 2014

               Uno Rua 2014 (Foto: Divulgação)

A Fiat também aproveitou o Mundial no Brasil para lançar seu modelo comemorativo . Como não era patrocinadora do mundial, a Fiat aproveitou duas oportunidades do momento “Copa do Mundo 2014” e “Protestos nas ruas de 2013” lançou o Uno Rua 2014. A campanha publicitaria era toda voltada para a “Festa na Rua “A série vinha nas cores branco ou amarelo e traziam bancos com revestimento azul com costuras amarelas. Foram fabricadas 2.000 unidades.

Você pode gostar
Janela do carro para cegos
Pela janela do carro: conheça nova experiência visual para cegos
carros de colecionadores, fuska
Carros de colecionadores: conheça os mais desejados do Brasil

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This