Venda

Descubra o momento ideal para vender seu carro

chave do carro no momento da venda

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, veículos não são considerados investimentos. Trata-se de um bem que você usa em benefício próprio e depois vende, geralmente por um valor menor do que foi pago. Mas você sabe qual é o momento ideal para vender seu carro?

Essa é uma questão difícil de ser respondida objetivamente, já que o relacionamento com o carro nem sempre é apenas racional. E se você é daqueles que ama o seu próprio veículo e não gosta nem de pensar na possibilidade de se desfazer dele, saiba que você pode estar perdendo mais dinheiro do que o necessário.

Sim, trocar de carro é uma operação que mexe com as suas finanças e precisa ser bem analisada. O automóvel é um meio de transporte útil para você, mas não pode ser um problema para o seu bolso. Se a equação começar a ficar negativa demais, é hora de procurar modelo novo.

Manutenção

O primeiro fator que deve ser levado em consideração para a troca do carro é o custo de manutenção. Por mais robusto que ele seja, a medida em que os quilômetros percorridos avançam, aumenta a necessidade de se fazer visitas periódicas ao mecânico.

Um carro mais novo, certamente, terá um custo de manutenção menor. Portanto, por mais que você precise investir mais dinheiro para fazer a troca, logo essa operação se pagará.

Para saber se está na hora de trocar de veículo, pegue lápis e papel para fazer as contas. Se a conta anual da oficina estiver superando em 10% o valor de tabela do carro, significa que você está no prejuízo.

Neste caso, é hora de procurar um modelo mais novo e menos dispendioso.

Taxa de juros do financiamento

Quando você compra um carro por meio de um contrato de financiamento, assume um compromisso com o banco ou a financeira de que pagará aquele parcelamento, acrescido dos juros. Infelizmente, o contrato é imutável e a taxa permanecerá sendo a mesma.

A questão é que a taxa de juros praticada pelo mercado varia muito ao longo tempo. E, enquanto você paga o seu contrato, pode ser que haja uma redução para novos financiamentos.

Neste caso, vale fazer as contas. Se houver uma redução de taxas significativa, verifique o quanto você pagaria por mês para ter um carro novo. Se a diferença for pequena, ou igual ao que você já está pagando, vale a pena fazer a troca.

Atualização do modelo

O ciclo de vida de um modelo de carro é de cerca de 5 anos sem sofrer atualizações significativas. Esse número pode variar de acordo com o veículo e com a marca. O fato é que, quando há uma grande mudança no carro que você possui, ele logo perde valor no mercado de usados.

Portanto, é bom ficar atento às notícias do mercado automotivo. Ao menor sinal de novidades na linha, é melhor você se prevenir e negociar o seu carro, antes que ele se desvalorize em excesso.

Embora seja difícil ganhar dinheiro com o veículo, você pode minimizar prejuízos prevendo o momento ideal para vender seu carro. Se quiser saber sobre este e outros assuntos relacionados, curta a nossa página no Facebook e assine nossa newsletter!

Você pode gostar
concessionária: Venda de carro
Vale a pena vender seu carro para uma concessionária?
negociação na venda de carro
Onde anunciar meu carro? Conheça as melhores opções de venda

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This