Venda

Desvendamos 9 principais mitos sobre a compra de carros usados!

Você está pensando em comprar um automóvel, mas tem dúvidas sobre algumas questões? De fato, diante de tantos mitos sobre a compra de carros usados, é natural que muitas pessoas fiquem receosas e inseguras ao fazerem esse investimento importante. A maioria fica sem saber o que é realmente verdade ou mentira sobre o assunto.

Coisas do tipo “carro de mulher é mais conservado”, “compra de veículo de um único dono é mais vantajoso” ou “carro de locadora não é um bom negócio” são apenas alguns dos boatos que já se espalharam nesse mercado tão movimentado que é o da venda de automóveis usados.

Sendo assim, resolvemos esclarecer 9 desses mitos mais conhecidos sobre o assunto. Acompanhe!

1. Comprar carro de locadora não é um bom negócio

Isso é um mito porque a maioria das locadoras renova suas frotas com frequência e muitas contam com automóveis que se encontram ainda na garantia e com baixa quilometragem. Uma outra vantagem de se comprar carro de locadora é que, a cada devolução, o veículo passa por uma revisão bem detalhada, para que na próxima locação ele esteja em excelente estado.

Além disso, todas as manutenções às quais cada veículo deve ser submetido são seguidas devidamente. Dessa forma, esses automóveis, na sua maioria, apresentam-se em ótimo estado. Mas, como em qualquer aquisição, todo cuidado é pouco, tudo deve ser bem checado antes da compra e é imprescindível uma avaliação criteriosa.

2. Veículos de um único dono são mais valorizados

Essa é uma questão muito relativa. Um carro pode ter pertencido a mais de um dono e todos terem sido muito caprichosos, cuidando para que todas as revisões tenham sido feitas e não deixando nenhuma das manutenções de lado. Da mesma forma, pode ter passado por apenas um dono e ele ter sido suficiente para detonar o automóvel em todos os aspectos.

Por isso, não se iluda com esse mito. Avalie sempre muito bem o veículo pelo qual tiver interesse. Verifique o manual do proprietário, confira se a quilometragem condiz com o tempo de uso, veja as datas de cada revisão, etc. Todos os detalhes são importantes!

3. Comprar carros ao final de cada mês é mais vantajoso

Muitos acreditam que comprar carro no fim do mês pode representar uma grande vantagem. Pensam que nesse período, quando a maioria dos vendedores devem ter suas metas vencidas, eles ficam afoitos por bons resultados e, por isso, facilitam e baixam os preços dos veículos.

Fique alerta, pois quem deseja comprar um automóvel usado deve ter cuidados com esse mito, visto que é muito comum nos depararmos com diversas situações — que podem facilitar ou não um bom negócio.

Você pode encontrar pela frente vendedores que atingiram suas metas antes mesmo de acabar o mês, mas também se deparar com aqueles que tiveram um péssimo mês e começam o próximo dispostos a concluírem muitos negócios — esses, certamente, começarão o mês com excelentes facilidades para quem deseja comprar um carro, mas lembre-se: se pagar à vista terá um poder de barganha muito maior!

4. Carros com muitos acessórios e opcionais são mais valorizados

É muito comum alguns proprietários de carros acharem que se incrementarem seus veículos com alguns acessórios e opcionais valorizarão o bem para o momento que quiserem revender. Esse é outro mito.

O que pode ocorrer é o comprador sentir a ausência de determinado item, como frisos e logotipo, uma vez que afetam a originalidade da marca — a falta pressupõe que o veículo foi batido e que não houve o devido cuidado no conserto.

5. Carro “de mulher” é mais valorizado

É bem verdade que mulheres são mais cuidadosas ao dirigir, se expondo a menos situações de risco do que os homens — as seguradoras são prova disso ao fazerem distinção de preço. No entanto, isso não quer dizer que as revisões e manutenções tenham sido feitas nos prazos previstos.

Alguns cuidados independem do proprietário anterior ter sido homem ou mulher. Por isso, apesar da boa reputação que a mulher conquistou, é muito importante avaliar tudo em um carro.

6. Perde dinheiro quem coloca seu carro atual na compra de um novo

Nessa questão não deve haver generalização, pois sempre dependerá da negociação. Mesmo que o valor ofertado pelo seu carro seja menor que o praticado no mercado, isso deve ser compensado no momento de negociar, você pode e deve pedir desconto na sua compra.

Além disso, essa negociação pode ser vista como uma excelente moeda. Na verdade, isso vai livrar você de alguns riscos bem comuns na hora de vender seu veículo para terceiros, pois na maioria das vezes é uma negociação feita entre particulares. Quando uma empresa é envolvida, a negociação tem maior confiabilidade.

7. Veículos que pertenceram a deficientes só servem para quem tem deficiência

Apesar de existirem 52 patologias que classificam uma pessoa como PcD (pessoa com deficiência), isso não quer dizer que existam muitos tipos de adaptação de veículo. Na verdade, a maioria não requer adaptação — são idênticos aos demais. A diferença é que foram adquiridos com isenção de impostos e precisam ficar no nome de quem tem a deficiência por no mínimo dois anos, até que possam ser repassados para terceiros.

8. Automóveis seminovos com baixa quilometragem são ótimas escolhas

Esse é um dos maiores mitos sobre a compra de carros usados. Um automóvel que tenha ficado muito tempo parado, pode ter deixado de receber as devidas revisões e manutenções — mesmo que, aparentemente, pareça estar em boas condições, alguns de seus sistemas podem estar com problemas e já bastante comprometidos.

Alguns itens devem ser usados com frequência para que não tenham problemas. Exemplos disso são pneus, bateria, óleo do motor, ar-condicionado, embreagem, entre outros. Além disso, verifique se o odômetro não foi adulterado.

9. Comprar carro diretamente de loja ou concessionária é mais vantajoso

Essa é outra questão muito relativa na compra e venda de veículos, pois tudo vai depender das pessoas envolvidas e se seus interesses são compatíveis.

Uma boa sugestão para esse tipo de negócio é entrar em contato com a Volanty, que oferece uma tecnologia que conecta compradores e vendedores que tenham os mesmos objetivos — tornando a negociação muito mais prática e segura para os dois lados.

E você, o que achou deste post que trata dos principais mitos sobre a compra de carros usados? Elucidou suas dúvidas sobre o assunto? Continue com sua visita e leia outros artigos interessantes como esse. Uma de nossas sugestões é: “10 cuidados para não cair em golpes de venda de carros pela internet”!

Você pode gostar
Aprenda como transferir a propriedade de um veículo
9 cuidados que você deve ter na hora de vender um automóvel

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This