Dicas gerais

Saiba aqui como se organizar para pagar o IPVA 2018 sem atrasos

IPVA e Impostos de carros

Após aproveitar as festas de fim de ano, os contribuintes voltam suas atenções para diversas contas. E entre elas, o IPVA 2018. Ele começa a ser pago no mês de janeiro em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Por isso, separamos algumas orientações sobre esse imposto. Assim, você evita problemas com o governo e comece o ano com as despesas em dia. Boa leitura!

O que é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores?

Sim, estamos falando do famoso IPVA. Trata-se de um imposto que os estados cobram com o objetivo de arrecadar verbas dos proprietários de carros, motos, caminhões ou ônibus para custear diversos serviços públicos.

Metade do valor arrecadado pelos estados com a cobrança do IPVA é redirecionado para os municípios. Assim, incluem como suas fontes de arrecadação junto com outros impostos para arcar com suas despesas.

Para que serve o IPVA?

Muita gente pensa que o IPVA serve apenas para tapar os buracos do asfalto e custear as placas de sinalização em ruas e rodovias. No entanto, ele entra no bolo de outras fontes de receita estaduais como o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pode ser destinado à educação, saúde, entre outros serviços públicos.

E como são dados os descontos?

Os governos estaduais costumam conceder bônus variáveis para a quitação integral do documento na data de vencimento da primeira parcela do IPVA. Por isso, muitas pessoas têm o habito de reservar parte do 13º salário para efetivar o pagamento desse imposto.

Alguns estados costumam oferecer benefícios aos contribuintes que inserem o CPF nas notas fiscais estaduais, para motoristas que não cometem infrações de trânsito e também pelo estado de conservação do veículo.

Como é feita a cobrança?

As Secretarias Estaduais da Fazenda estabelecem porcentagens sobre o valor de mercado do veículo para definir o imposto a ser cobrado. Isso varia entre 1% e 4% e a cobrança começa sempre no mês de janeiro.

Em cada dia útil, dois finais de placas realizam o pagamento do tributo: finais 1 e 2 numa segunda-feira, 3 e 4 numa terça-feira e por aí vai. O imposto pode ser pago diretamente nos postos de atendimento bancário com o número do Renavam do veículo. Os estados geralmente não enviam boleto para o pagamento do IPVA pelos correios.

E se eu não pagar?

Os contribuintes que atrasam ou deixam de pagar o IPVA fora do período do parcelamento nos três primeiros meses do ano têm de pagar o imposto integralmente acrescido de multa e de juros.

Após mais dois meses de atraso, o devedor poderá ter o nome inserido nos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC), por isso, é importante ficar atento às datas.

Quais as mudanças no pagamento do IPVA?

Desde o final de 2017, o governo do estado do Rio de Janeiro promoveu mudanças no agendamento da vistoria veicular. Os condutores podem fazer a vistoria mesmo que tenham débitos no IPVA de anos anteriores.

Para 2018, a mudança é sobre o pagamento do seguro obrigatório. O boleto deve ser baixado no site da Seguradora Líder. Quem não conseguir pagar o DPVAT não conseguirá agendar a vistoria anual do veículo no estado do Rio de Janeiro.

Além do IPVA 2018, devo pagar algo mais?

No dia do vencimento da primeira parcela do IPVA, o proprietário ainda deve pagar o seguro obrigatório (DPVAT), custeado pelo governo federal. Assim como o imposto, o seguro também pode ser parcelado — o que é uma boa notícia para os motociclistas, que pagam os seguros mais altos.

Fuja das multas e dos juros começando a pensar o quanto antes no pagamento do IPVA 2018. Tirar um tempinho do seu dia — como você está fazendo agora — para ficar por dentro desses assuntos pode evitar futuras dores de cabeça.

Gostou do post?

Assine nossa newsletter e continue acompanhando dicas sobre o tema!

Você pode gostar
carro com dívidas? negocie
Carro com dívidas: como regularizar ao vender?
Customização de carros
Customização de carros: veja o que é ou não permitido pela lei

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This