Dicas gerais

Novo modelo de placa padrão Mercosul começa a ser utilizado no Rio de Janeiro

Novo modelo de placa de carro padrão MErcosul.

Mais segurança, melhor fiscalização e anti-clonagem são os principais benefícios do novo modelo de placa de carro

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do Brasil a adotar o novo modelo de placa, que já está disponível desde terça-feira, 11 de setembro. A troca não é obrigatória para todos os veículos. Os novos emplacamentos de carro zero quilômetro já receberão o novo modelo. Operações de transferências de propriedade, de jurisdição e de município, além de alteração de categoria e troca de placas danificadas também terão o modelo Mercosul. Quem quiser trocar a placa voluntariamente também pode.

O objetivo com a padronização do modelo Mercosul é melhorar a fiscalização e o controle de trânsito de veículos entre os países. A nova placa proporciona mais segurança e facilita a fiscalização, pois permite sua rastreabilidade.

Por que o novo modelo de placa é mais seguro?

O novo padrão possui diversas características que melhoram a segurança e o controle da rotina de produção das placas, facilitando o combate à falsificação e o mercado irregular.

Os principais itens são as ondas sinusoidais gravadas a laser que facilitam a identificação à longa distância; a pintura difrativa dos alfanuméricos, que altera a cor conforme o ângulo de visão e a marca d´água com os logos da Mercosul, evita a falsificação e praticamente impossibilita a clonagem.

Novo modelo de placa de carro padrão Mercosul.
Novo modelo de placa de carro padrão Mercosul. Créditos: Site Detran-RJ.

A grande novidade da rastreabilidade do veículo será possível por meio de um Código Bidimensional dinâmico (QR-Code) gravado no novo modelo de placa e um aplicativo disponível pelo Denatram gratuitamente para as polícias até o fim de setembro.

O novo modelo de placa

O padrão Mercosul é visualmente bem diferente, as novas placas terão fundo branco com uma faixa azul na parte superior. Além disso, o novo modelo possui quatro letras e três números. Não teremos mais o nome da cidade escrito e sim o do país, além da sua bandeira. O Estado também será representado pela bandeira e a cidade pelo seu brasão.

A categoria dos carros será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada).

novo modelo de placa de carro categorias

Novos modelos de categoria de placa de carro. Créditos: Site Detran-RJ.

O tamanho da placa permanece com 40 cm de largura e 13 de altura. O valor de fabricação também não se altera, mantendo o mesmo do modelo antigo (R$ 219,35). O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estabeleceu que todos os estados devem adotar o novo modelo de placa até 1º de dezembro de 2018. Saiba outras informações no site do Detran-RJ clicando aqui.

Você pode gostar
carro com dívidas? negocie
Carro com dívidas: como regularizar ao vender?
avaliar o seu carro
Mecânica automotiva para leigos: 5 dicas para saber avaliar o carro

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This