Cuidados

Afinal, como avaliar a qualidade do motor de um carro?

motor do carro

Ter um carro, para muitos, não é mais questão de luxo, mas sim uma necessidade. Com a correria do dia a dia, se locomover de forma rápida é essencial para dar conta de tantos afazeres. Por isso, o motor do carro em bom estado pode contribuir para o desempenho do seu veículo.

Os novos meios de transporte privado são uma ótima opção para quem precisa se locomover mas quer fugir da fadiga dos transportes públicos e do estresse do trânsito intenso. E, pensando nisso, muitas pessoas estão optando por deixar seus carros na garagem.

Mas, como os veículos também são bens materiais, mantê-los sem uso pode ser perda de dinheiro. Se você decidiu por vender, saiba que alguns pontos são fundamentais na decisão dos futuros compradores, como a qualidade do motor do carro, por exemplo.

Quer saber como avaliá-la? Continue a leitura e descubra!

 Motor do carro bem conservado faz diferença no desempenho do veículo?

Pode-se considerar o motor do carro como o coração do veículo. Se ele não estiver em bom estado, o desempenho geral do automóvel será comprometido. Manter a manutenção em dia é fundamental para a conservação e prevenção de problemas futuros.

Fazer a troca de óleo de modo correto e no tempo certo, sempre se mantendo atento à qualidade e respeitando as indicações do manual do veículo, vai ajudar na conservação do motor do carro. A qualidade da gasolina utilizada também faz toda a diferença para o bom funcionamento e preservação das peças.

Barulhos no motor do carro são sinais de problemas?

Como em qualquer outra peça, com o passar do tempo o motor do carro também sofre um desgaste natural, o que pode ocasionar ruídos como, por exemplo, quando o desgaste causa folga nas bielas e virabrequim.

Ao contrário do que comumente se diz, barulhos no motor do carro não são normais, mesmo com uma alta quilometragem rodada. Com a manutenção correta, os motores de hoje podem rodar mais de 20.000 quilômetros sem motivos para apresentar barulhos.

Já os motores que não recebem os devidos cuidados podem apresentar barulhos e falhas no desempenho e potência com quilometragens baixas, como 20.000 ou 30.000 quilômetros rodados.

Como identificar possíveis problemas no motor do carro?

Conhecer o veículo é fundamental para perceber quando algo está errado. Mas, em geral, o próprio carro dá sinais, indicando que algo não vai bem e que o motor precisa de alguns cuidados extras.

Barulhos no motor do carro

A tensão na correia dentada é algo que comumente causa ruídos. Se esse for o problema, deve se ter cuidado, pois pode danificar o cabeçote e outras peças. Se o barulho estiver acompanhado de vazamento, pode ser a bomba d’água. Se, após um período, você ligar o carro e ocorrer um barulho estranho, pode ser um problema no cabeçote ou nas bronzinas.

Barulhos repentinos e metálicos podem indicar problemas mais sérios que possivelmente necessitarão de uma retífica completa.

Alto consumo de lubrificantes

Se o consumo de óleo estiver acima do normal, verifique se não há algum vazamento. Caso não encontre, procure com urgência seu mecânico de confiança. Mesmo que o motor do carro não esteja fazendo barulhos, se o nível de lubrificante estiver baixo pode anunciar uma falha futura, pois sem a lubrificação correta as peças sofrem atritos e o motor superaquece.

Fumaça em excesso

Quando o motor do carro funciona corretamente, a fumaça expelida não é perceptível. Se perceber fumaça branca, azulada ou preta é sinal que algo está errado.

Conhecer bem o seu carro e saber avaliar se o motor está em bom estado pode ser decisivo na avaliação do preço do mesmo. Você tem curiosidade em saber quanto vale o seu carro no mercado hoje? Nós desenvolvemos uma ferramenta, o Quanto Vale Meu Carro, que calcula o valor do veículo baseando nos valores de venda do mercado e na tabela FIPE.

Basta responder 6 perguntas que nosso robô cuida do resto! Clique no banner a seguir e descubra:

quanto vale meu carro usado no mercado

Você pode gostar
cigarro na venda do carro
Veja 5 situações que contribuem com a perda do valor do seu carro
manutenção em carros usados
Manutenção em carros usados: 7 itens obrigatórios para avaliar

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This