Cuidados

Quando fazer balanceamento, cambagem e alinhamento das rodas?

Você já parou para pensar na importância do balanceamento, do alinhamento das rodas e da cambagem?

Se a resposta foi “não”, acompanhe este artigo e descubra a importância desses procedimentos para a sua segurança e a de seu veículo.

O que é alinhamento das rodas?

O alinhamento é um procedimento que busca o equilíbrio durante o movimento do veículo. Sabe quando o carro começa a puxar para um dos lados e não se mantém em linha reta? O alinhamento corrige esse desajuste, regulando o ângulo das rodas e fazendo com que fiquem paralelas entre si e o volante.

A falta de alinhamento aumenta o consumo de combustível, causa desgaste irregular dos pneus, vibrações e dificuldades na direção. O sistema de frenagem também fica comprometido, já que os pneus têm a aderência prejudicada.

O procedimento deve ser feito sempre que houver a troca dos pneus, durante as revisões ou após um forte impacto, seja em buracos, guias ou acidentes.

O que é e como é feito o balanceamento?

Problemas de balanceamento ocorrem quando uma roda carrega mais peso do que a do lado oposto. O balanceamento pode ser feito de dois modos: no local, quando não se tira a roda do veículo; pelo balanceador de coluna, quando se retiram as rodas.

Após a devida análise, um aparelho específico identificará o ponto de desequilíbrio e então será colocado um pequeno contrapeso que fará com que a roda tenha um balanceamento adequado para a rotação.

Esse procedimento apenas será eficaz se a suspensão estiver em perfeito funcionamento. Um modo de manter o balanceamento é sempre usar os quatro pneus de um único tamanho e no mesmo eixo, devendo ser da mesma especificação.

Quando se deve fazer o balanceamento?

Quando sentir alguma trepidação, falta de aderência e perceber desgaste irregular dos pneus. Caso não perceba nenhum desses sinais em seu carro, recomenda-se a realização do procedimento a cada 10 mil quilômetros.

Carros novos também devem manter o balanceamento em dia, garantindo assim conforto ao dirigir, suavidade nos movimentos da suspensão, economia e segurança, que é o mais importante!

O que é cambagem?

É o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. O grau desse ângulo varia muito, por isso é importante que esteja especificado pelo fabricante o valor exato, que deve ser igual nas duas rodas dianteiras.

Tem como função distribuir o peso do carro sobre a banda de rodagem, aumentando a vida útil do pneu e compensando o esforço lateral durante uma curva, assim melhorando a estabilidade do carro.

Você mesmo pode fazer uma análise rápida e descobrir se o seu carro precisa de ajustes. Olhe de frente para o seu veículo: as rodas devem estar o mais próximas possível de 90º, ou seja, em ângulo reto. Existem três tipos de cambagem:

  1. cambagem negativa quando os pneus estão “apontando” para fora do carro;
  2. cambagem positiva quando os pneus estão “apontando” para dentro do carro;
  3. cambagem nula quando os pneus fazem um ângulo reto.

Quando se deve fazer a cambagem?

As alterações no ângulo acontecem por vários motivos, mas o mais comum é quando o carro passa por algum buraco sofrendo uma pancada forte, por excesso de peso e por molas desgastadas.

Recomenda-se que a cambagem seja verificada junto com o balanceamento e o alinhamento das rodas.

Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas e curiosidades!

Você pode gostar
Fique atento às negociações: 5 maneiras de não ser enganado
Você sabe quando e como fazer o rodízio de pneus?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This