Cuidados

Segurança de carros: quais são os carros mais seguros no país?

segurança de carros em testes

Por meio do teste de segurança de carros é possível prever a vida útil do automóvel e até mesmo a desvalorização que o modelo sofrerá ao longo dos anos. Trata-se de um excelente meio de planejamento para quem vai adquirir um veículo novo ou trocar o seu carro usado.

Antes de qualquer carro ser lançado no mercado, vários testes são realizados. Assim, é possível constatar a segurança do veículo em situações adversas, como colisões. Além disso, são feitas análises que estudam o conforto, potência e consumo.

Os motoristas têm procurado cada vez mais carros com maior segurança. Com isso, a busca por veículos bem rankeados nos chamados crash tests (testes elaborados com bonecos que simulam o tamanho e peso médios de um ser humano adulto) tem aumentado significativamente.

Para você aprender mais sobre o assunto, elaboramos este post trazendo os principais pontos do teste, além dos carros populares mais bem ranqueados no Brasil em 2017.

Como é feito o teste de segurança de carros?

Os testes são realizados utilizando o mesmo carro que vai para o mercado. Assim, é simulada uma colisão a 64 km/h em condições controladas com as mesmas características de um acidente real.

Dessa forma, é possível observar quais partes do corpo humano foram atingidas. Assim como, as que ficaram desprotegidas e as que receberam proteção dos airbags ou outros equipamentos de segurança.

O impacto é frontal e utiliza a velocidade  de 64 km/h. O teste é realizado dessa maneira, pois é a média que ocorre a maior parte dos acidentes, já que a maioria dos motoristas freia antes de uma colisão.

Os bonecos são chamados de dummies e, nas partes onde acontecem os ferimentos, eles ficam marcados com tinta. Assim, é possível avaliar os riscos e o grau das lesões que os passageiros poderiam sofrer em um acidente real.

No entanto, o teste não é 100% eficaz, tendo em vista que no trânsito os motoristas desviam a rota e, raramente, batem frontalmente com outro carro ou ponto fixo. Apesar disso, o teste de segurança de carros é um meio utilizado pela Latin NCAP, responsável pelo ranqueamento dos veículos mais seguros.

Com isso, os consumidores podem obter informações precisas sobre o desempenho do modelo que pretendem comprar.

Por que um carro mal avaliado pode ser prejudicial?

Ao adquirir um carro mal avaliado nos quesitos segurança, conforto e consumo, certamente ele vai se desvalorizar muito mais rápido. Principalmente, quando comparado a outros veículos do mesmo patamar de preço.

Por isso, antes de comprar o seu automóvel ou vendê-lo, faça uma pesquisa bem apurada e consulte especialistas para não perder dinheiro.

Outro ponto a ser priorizado é a segurança dos ocupantes. Ou seja, muitas vezes vale a pena pagar mais caro em um carro que oferece um nível de proteção maior em comparação a outros modelos.

Quais os modelos populares mais bem ranqueados?

No teste de segurança de carros da Latin NCAP, os modelos populares brasileiros mais bem ranqueados em 2017 foram:

  • Golf
  • Polo
  • Ford Focus
  • Up!

Entre os dez veículos mais bem posicionados no raking, a maioria é composta por carros com valores bem acima dos populares, como Toyota Corolla, Honda HR-V e Jeep Renegade.

Portanto, fique atento a esses detalhes antes de fechar a sua compra! Dessa forma, você garante a sua segurança física e a saúde do seu bolso. E agora que você já sabe sobre o teste de segurança de carros, que tal descobrir como é calculada a depreciação de carros usados?

Você pode gostar
tipos de combustíveis
8 tipos de combustíveis: conheça as vantagens e desvantagens de cada um
custo de manter um carro
Quanto custa manter um carro? Veja 8 principais gastos!
1 Comentário
  • marlete carloto brehula mar 28,2018 at 2018-03-28T18:33:28+00:000000002831201803

    nota 10 pela explanação

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This