Venda

Você sabe quais opcionais mais ajudam a venda de carros usados?

Nos últimos anos, vimos um cenário interessante na venda de carros usados: uma alta de 22% nas negociações em 2016, em meio à crise na venda de modelos novos. A explicação disso pode estar no interesse pelos opcionais atrativos e diferenciados.

Ainda que o orçamento dos compradores, a oferta de seminovos e as novas tecnologias de venda ajudem a explicar o mercado, elas variam; já os opcionais tornam o veículo atraente — seja em momentos de alta ou de baixa. Isso pode jogar luzes na revenda e mostrar que, agora, pode ser um bom momento para ela.

Seu carro já pode ter esses opcionais  e mesmo estar em um momento de valorização! Quer descobrir quais deles favorecerão a revenda? Confira no post os melhores e saiba se agora é o momento de adquiri-los!

Opcionais que ajudam na venda de carros usados

Como você viu acima, os opcionais podem tornar seu carro usado mais cobiçado tanto em momentos de alta nas vendas, como nos momentos mais parados. A chave disso está na equação “preço mais baixo que veículos novos” mais “produto diferenciado”.

Todavia, isso não quer dizer que um veículo com itens diferenciados perde valor na revenda; na verdade, as pesquisas mostram o contrário. Isso se deve ao fato de que, proporcionalmente, o valor dos opcionais dobra na revenda  isto é, em muitos casos, há lucro de 100% sobre os opcionais.

Além de incrementar o lucro da venda, os opcionais atraem compradores  mesmo aqueles acostumados a só ter zero-quilômetros na garagem. Assim, eles ajudam na venda do carro usado, acelerando a revenda e eliminando o receio de deixá-lo parado.

Quer saber agora quais são esses opcionais milagrosos? Confira adiante e descubra se eles já estão no seu automóvel ou se você deve ir atrás deles!

Opcionais indispensáveis para venda de carros usados

Alguns mais comuns, outros mais luxuosos, muitos desses opcionais podem já estar no seu veículo ou serem mais em conta do que se imagina. Vários deles podem inclusive já ter vindo de fábrica, o que faz com que muitos proprietários esqueçam de lhes dar valor  o que pode atrapalhar na precificação correta do veículo.

A lista a seguir terá alguns dos itens opcionais e acessórios que mais favorecem a venda de carros usados; além dos mais comuns de se encontrar nos veículos. Dê uma olhada:

Acessórios de segurança

Itens que incrementam a segurança do veículo são sempre uma boa pedida. Afinal,  ainda que nem todos os compradores se interessem por outros “luxos”, a importância da segurança é um consenso. Além disso, muitos desses opcionais acompanham o automóvel de fábrica, sendo necessárias poucas ou nenhuma alteração.

Invista em alarmes e travas elétricas, que atrairão compradores ao tranquilizá-los em relação a furtos. Há ainda opções de rastreamento do veículo via satélite e conexão com outros dispositivos, como computadores e smartphones.

Câmeras e sensores

Um dos opcionais que mais chamam atenção são as tecnologias de assistência à direção; entre eles, os principais são as câmeras e os sensores. As câmeras auxiliam manobras em situações de pouca visibilidade e seguramente dão um status moderno ao veículo.

Os sensores de proximidade e estacionamento, aliados às câmeras de ré, são uma utilidade que chamam a atenção de muitos compradores  além da praticidade, o risco de batidas diminui consideravelmente. Ainda que alguns achem que esses itens atrapalham o visual do carro, os prós superam os contras.

Controle de estabilidade

De tão importante que é, até 2020 todo carro novo ou que passe por mudanças profundas deverá ter esse item   e, depois de 2022, todo zero-quilômetro. Além de ser muito útil, auxiliando a tração e a partida em rampas, garantir a presença desse item no seu carro previne que ele pareça muito ultrapassado.

Cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça

Ainda no aspecto segurança, demonstrar que o veículo garante o bem-estar de todos é essencial; assim, o leque dos seus possíveis compradores engloba desde motoristas jovens até as famílias. E qualquer um preocupado com a segurança deveria assegurar a presença desses dois itens, além de air-bags e demais componentes.

Direção elétrica

Já é anacrônico não ter esse item na configuração de fábrica do veículo. Mais leve e mais confortável que a direção hidráulica, a elétrica até possibilita a economia de combustível  devido ao motor elétrico dedicado, o que garante mais potência ao sistema.

Protetor de cárter

Ainda que alguns fabricantes considerem desnecessário, os compradores deveriam considerar a realidade do nosso asfalto: cheio de buracos, valetas e ondulações. Entre investir na proteção e gastar no reparo, é mais sensato escolher o primeiro!

Repetidor de seta

Nosso trânsito é violento e tumultuado; então, por que não adotar medidas para evitar acidentes? Um simples ponto cego pode resultar em batidas e até acidentes — e é isso que o repetidor de seta evita. Considere incluí-lo caso não venha de fábrica.

Retrovisor eletrocrômico

Ainda falando em direção e trânsito, o ofuscamento da visão por causa dos faróis alheios é irritante e perigoso. O retrovisor eletrocrômico impede que faróis de veículos atrás do seu carro causem ofuscamento, escurecendo enquanto a intensidade da luz não diminui.

Ar-condicionado

Chega a ser estarrecedor que ainda lancem veículos que saem da fábrica sem esse item essencial. Não ter ar-condicionado no carro é um detrimento e tanto para a venda. Se o seu não veio com esse item, garanta-o o quanto antes!

Acessórios de conforto

Ainda que haja quem abre mão, os acessórios de conforto brilham aos olhos dos compradores. Teto solar, por exemplo, é um item que pode dobrar de valor na revenda; já bancos de couro chamam atenção pela sofisticação e praticidade de higienização.

A lista é extensa e engloba tanto itens simples e essenciais, como aqueles mais sofisticados e que variam pelo gosto do freguês. Por isso, você tem bastante liberdade para escolher os itens que futuramente ajudarão na revenda, sendo esses todos excelentes na venda de carros usados. 

Conheça os demais itens que ajudam a valorizar seu carro e a garantir a revenda, além de estratégias e formas de precificar corretamente: assine nossa newsletter e receba informações preciosas e exclusivas no conforto do seu e-mail!

Você pode gostar
Como vender seu carro com segurança em 8 passos
Fazer a transferência do seguro na venda de um carro é possível?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This