Cuidados

Você sabe quando e como fazer o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus traz diversas vantagens, e tem relação direta com a sua segurança e melhor conservação do veículo. Talvez já esteja na hora de fazer o rodízio no seu!

Por que fazer o rodízio de pneus?

O rodízio, ou revezamento, é uma prática de conservação de pneus que se deve fazer de tempos em tempos no seu veículo. Para entender o valor desse cuidado, vamos pontuar alguns dos benefícios dessa prática:

  • a principal vantagem é compensar diferença entre o desgaste dos pneus dianteiros e traseiros;
  • evitar o desgaste prematuro das peças de suspensão;
  • estender a vida útil dos pneus;
  • conhecer e avaliar as condições de uso do próprio veículo.

Manter o valor do seu carro é um ponto muito importante, então procure evitar situações que contribuem com a perda de valor do seu carro, que podem acontecer em seu dia a dia.

Como revezar meus pneus?

Agora que já falamos como é importante o rodízio, vou te contar como é simples fazer o rodízio de pneus sem ter que pensar em gastar com partes novas. Há três tipos de rodízio simples de pneus:

4 Pneus: Quando seu veículo conta com as rodas do eixo traseiro e do eixo dianteiro do mesmo tamanho, podemos fazer a troca simples, que seria mudar os pneus da frente pelos pneus de trás. De preferência sem alternar os do lado esquerdo com o do direito

5 Pneus: Este tipo de rodízio é igual ao primeiro, quando se tem as 4 rodas do mesmo tamanho, porém incluindo o step no rodízio. Dessa forma você vai trocar os pneus em sentido horário, de forma que o step vai substituir o da roda traseira esquerda, e a roda traseira direita vai para o lugar do step.

Medidas Diferentes: É comum em carros esportivos e importados encontrar pneus com dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Nesse caso, você vai trocar os pneus da esquerda com a direita, tomando cuidado de não substituir dianteiros por traseiros.

Há muitas variações de rodízio de pneus, e em mecânicas especializadas você pode se informar melhor o revezamento ideal para o tipo de tração do seu carro e desgaste.

Quando fazer o rodízio em meu carro?

O revezamento de pneus deve acontecer a cada 10.000 km, ou quando notar um grande avanço nos desgaste das rodas. Todo cuidado é pouco quando se trata de segurança. E além de ser uma prática simples, não gasta mais do que 40 minutos do seu final de semana.

Não há grandes mistérios para fazer o revezamento dos pneus. A parte mais difícil mesmo é ficar de olho para não passar do prazo. 

Pneus novos, onde colocar?

Se você não quer trocar as quatro rodas de uma vez, ou por algum motivo tem um par de pneus em melhor estado, nossa sugestão é manter os melhores, ou mais novos, na parte de trás do automóvel. Principalmente se estiver programando alguma viagem mais longa, ou pista molhada.

Testes de frenagens (freios e derrapagens) realizadas por especialistas de segurança indicam esse tipo de prática, pois a traseira tende a perder a aderência antes da frente.

Após trocar ou fazer o rodízio de pneus, faça um alinhamento e balanceamento do seu veículo. É sempre bom conhecer e deixar a manutenção mecânica do seu carro em dia e evitar esses pequenos custos para manter seu veículo!

Agora você já sabe o que é o rodízio de pneus e os benefícios de se manter atento a essa prática. Assim você mantém seu carro seguro e conservado!

Enquanto você cuida do seu carro nós queremos cuidar de você. E para te dar as melhores informações e conteúdos para seu veículo, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades direto na sua linha do tempo.

Você pode gostar
Veja 5 situações que contribuem com a perda do valor do seu carro
Descubra o que é IPVA, DPVAT e Licenciamento de Veículos

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This