Venda

Fiesta e Focus saem de linha: entenda os impactos

carros fora de linha em 2019: ford fiesta

Todos os anos surge aquela dúvida: quais serão os carros fora de linha? Não é de hoje que a Ford vem anunciando modelos que deixarão de ser fabricados no Brasil – e parece que 2019 será um ano decisivo para a montadora. No final de 2018, já havia sido noticiado o fim da linha Focus a partir de maio.

Dessa vez, a tradicional linha Fiesta, que já vinha tendo modelos descontinuados, não escapou do corte. Assim como o irmão Focus, o automóvel deixará de ser fabricado no Brasil após mais de 20 anos.

Carros fora de linha costumam causar uma certa frustração em proprietários que pensam ou não em uma revenda futura. O receio das dificuldades de manter um automóvel que saiu de linha pode ser um grande incômodo. Neste post, você saberá o que fazer diante de uma situação dessas. Continue lendo!

Por que o Focus saiu de linha? E o Fiesta?

Para a montadora, existe uma resposta simples para essa pergunta: a baixa demanda! Isso porque, entre outras razões, os modelos SUV e picapes vêm ganhando preferência no mercado. Um exemplo disso é o Ford Ranger, um dos modelos que será mantido.

Para você ter uma ideia, toda a linha Ford Focus vendeu, no primeiro semestre de 2018, cerca de 5,3 mil unidades. Para traçar um parâmetro, o Corolla, um dos carros mais vendidos pela Volanty no mesmo ano, atingiu mais de 30 mil vendas no Brasil. O custo de manter profissionais e investir na tecnologia utilizada na 4ª geração do Focus, o Titanium, chega a ser injustificável com base no volume de vendas.

O Fiesta seguia pelo mesmo caminho. Durante o ano passado, foram vendidas 14.505 unidades – o que significa pouco mais de mil automóveis por mês. Por outro lado, o irmão menor, Ford Ka, vem liderando os rankings de venda. De acordo com a Fenabrave, o modelo foi o 2° mais vendido em janeiro de 2019, com 8.021 unidades e perdendo apenas para o tão famoso Onix. Coincidência ou não, ele também ocupa a segunda posição no ranking de carros mais vendidos pela Volanty.

Carros fora de linha: quais são os impactos?

Quando um modelo sai de linha, não são só os futuros clientes que passam por alguma frustração. Os proprietários desses automóveis também são impactados de diversas formas.

Disponibilidade de peças

Daqui a algum tempo, os consertos do automóvel poderão ficar mais caros e dar mais trabalho. Isso porque, embora as montadoras sejam obrigadas a continuar a produção de peças por mais 10 anos após a descontinuidade da linha, a realidade pode ainda não ser agradável. Não há garantias de que a produção será suficiente para alimentar a demanda. Portanto, é preciso descobrir se há um modelo em circulação que compartilhe o mesmo jogo de peças.

Aumento da desvalorização do carro

Se você cogita revender seu carro, talvez seja preciso antecipar esse momento. É provável que as concessionárias reduzam o preço do Fiesta e do Focus para liberar espaço para novos modelos. Isso fará com que o seu seminovo desvalorize ainda mais nesse período – sem contar que o Fiesta já vinha sofrendo certa desvalorização por conta da queda nas vendas.

Para quem pensa em comprar um seminovo, o Fiesta pode ser uma ótima opção! O preço estará mais em conta e mesmo extinto no Brasil, é um bom automóvel.

Entretanto, é preciso estudar a disponibilidade das peças no futuro, que pode ser um fator agravante. Isso pode deixar o comprador desconfiado e receoso a permanência com o carro. Sendo assim, se você não quer ter dor de cabeça para vender o automóvel, tenha informações sobre quais modelos em circulação podem substituir as peças do carro que saiu de linha.

E não é só isso: mesmo com a desvalorização iminente, um carro em boas condições e com baixa quilometragem pode ganhar alguns pontos com o comprador. Portanto, se o carro saiu de linha e esse foi o impulso que você precisava para vendê-lo, planeje-se para dar início a esse processo o quanto antes.

Quer saber como vender seu carro sem dor de cabeça? Clique no banner e baixe nosso e-book!

como vender seu carro com segurança

Você pode gostar
golpes na venda de carros mais comuns
Saiba quais são os principais golpes na venda de carros
avaliação de seminovo Volanty
Saiba como funciona a avaliação de seminovo na Volanty

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This