Venda

Por que é difícil vender o carro por preço de tabela?

vender um carro pelo preço de tabela fipe: por que é tão difícil

Encontrar uma boa oferta pelo seu carro usado não é das tarefas mais fáceis. São muitas propostas abaixo do valor esperado e isso pode ser motivo de muita chateação, não é?

Embora pareça algo simples, certos conhecimentos são fundamentais para acertar na hora de vender o carro. Em alguns casos, exigir um preço de tabela traz ainda mais dificuldade na hora de repassar o automóvel.

Vender um carro pelo preço de tabela Fipe nem sempre é possível, e isso não quer dizer que o comprador esteja mal intencionado, sabia? Continue sua leitura e descubra agora o porquê dessa dificuldade! 

Como funciona a tabela Fipe?

Quando falamos em negociação de carros usados ou seminovos, o índice mais consultado no mercado é a tabela Fipe. Atualizada mensalmente, ela traz uma média dos preços anunciados por vendedores de diversas marcas, modelos e versões de carros em todo o Brasil.

O preço de tabela Fipe é um parâmetro utilizado na hora de fazer seguros, contratos, financiamentos e impostos envolvendo veículos, como o IPVA.

Como o preço de tabela é calculado?

No caso dos seminovos e usados, os pesquisadores coletam os valores de um mesmo modelo e versão de carro, excluindo os preços muito altos e muito baixos. Os números restantes são usados para gerar um valor médio, que é o que você encontra na tabela.

Por que é tão difícil vender o carro pelo preço de tabela Fipe?

O preço de tabela é apenas uma referência, mas não garante que o carro será vendido por aquele valor. Isso porque na hora de calcular a média, os pesquisadores incluem carros em várias condições. Porém, existem outros fatores que interferem no preço do veículo e podem aumentar ou reduzir o preço de tabela. Confira alguns deles abaixo:

  • quilometragem;
  • estado de conservação;
  • cor;
  • região do país;
  • acessórios e opcionais disponíveis;
  • oferta e procura por modelos específicos.

Contudo, a forma como a política de tabela de preços é desenvolvida ainda gera muitas dúvidas. Apesar de ela ser bastante usada por lojistas, concessionárias e revendedores de carros, não é obrigatório seguir o preço de tabela. 

Sendo assim, para determinar um preço vendável para o carro, é fundamental que haja uma avaliação detalhada de diversos itens e das condições gerais do veículoJustamente por isso, é normal encontrar anúncios de carro com valores diferentes da tabela Fipe. É claro que você pode cobrar o valor que achar mais justo, contudo, isso pode tornar a venda mais difícil.

Na hora de vender o carro, o ideal é avaliar com cuidado as condições dele e pesquisar a média de preços para a sua região nos melhores sites de venda os valores médios dos anúncios

Agora que você já sabe porque é tão difícil encontrar um jeito de vender seu carro pelo preço de tabela Fipe, que tal descobrir uma alternativa segura para receber um valor justo? Conheça a Volanty hoje mesmo!

Você pode gostar
concessionária: Venda de carro
Vale a pena vender seu carro para uma concessionária?
10 cuidados para vender carro na internet e não cair em golpe
2 Comentários
  • Abkeila ago 19,2019 at 2019-08-19T09:57:23+00:000000002331201908

    Olá, conheci a empresa através de uma matéria no LinkedIn, fiz minha pesquisa mais ainda nao encontrei o carro que quero comprar e tenho uma sugestão.
    Não localizei depoimentos de compradores com vcs, seria muito bacana também.

    • Rafaela ago 19,2019 at 2019-08-19T14:04:14+00:000000001431201908

      Oi, Abkeila! Em qual carro você está interessada? Fica de olho no nosso catálogo porque sempre aparece algo novo por lá! =)
      E muito obrigada pela sua sugestão, vamos aproveitar as mudanças que virão pela frente para considerar isso!

      Um abraço,

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This